Setembro Amarelo
Vamos prevenir o suicídio?
O tema é complexo, delicado e cheio de tabus, mas não pode ser ignorado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. A consequência é alarmante: em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias. Diante de tais dados, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) se unem no Setembro Amarelo para prevenir o suicídio, lembrado dia 10 deste mês.
​
Fonte: Portal Unimed
Mensagem do Depto. de psicopedagogia CEAS
Viver sempre é a melhor escolha
Insista se você ama
Ansiedade
O que é a ansiedade?
​
​
A ansiedade é uma reação emocional de causa neuroquímica, que nos traz tensão, embaraço ​mental e reações físicas incômodas.
​
Ela se manifesta de modo particular em cada ser humano, de acordo com dois fatores: vivência pessoal(da infância ao início da idade adulta) e a constituição genética. O que pode causar ansiedade para uma pessoa, não necessariamente poderá causar para a outra.
​
Muitas vezes, a ansiedade ocorre sem ter ligação alguma com a realidade. É o medo sem uma ameaça concreta.
​
Na galeria ao lado, você confere informações sobre ansiedade.
​
Fonte: Projeto Alívio (Instagram)
Suicídio
Mais de 90% dos Suicídios são Evitáveis, garantem Psiquiatras
​
“A ideia de que o suicídio é um ato de liberdade e um exercício de livre arbítrio está errada”, afirma o psiquiatra José Alberto Del Porto, pós-doutor pela University of Illinois at Chicago (EUA) e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“A doença mental limita a liberdade da pessoa e a capacidade de escolha. É importante lembrar que o suicídio está na maior parte das vezes atrelado a uma doença passível de tratamento e prevenção”, continua o especialista.
A explicação de Del Porto é baseada em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.
​
Leia mais AQUI
Suicídio: O silêncio que mata
Em 2019, como parte das ações em referência ao setembro Amarelo, o CEAS recebeu o palestrante Fabrício Silva Moreira, que falou para a comunidade escolar sobre ansiedade, depressão e suicídio. No vídeo abaixo, você pode acompanhar a palestra intitulada: "Suicídio: O silêncio que mata".
Setembro Amarelo e Surdo
O mês de Setembro também é marcado pela valorização do Surdo e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além do Amarelo que representa o mêss de prevenção ao suicídio, temos a cor azul, que simboliza o Setembro Surdo.
​
"Não se vá"​ - Sarau em Libras
​
Em 2019, como parte das ações relacionadas ao mês de setembro, o CEAS, dentre outras atividades promoveu ações em alusão à valorização do Surdo e da Libras e de prevenção ao suicídio. No vídeo ao lado, a então aluna do 8º ano A, Yasmin Mota fez uma bela interpretação, em LIBRAS do Poema intitulado "Não se vá", de Pedro Henrique Pontes.
​