Sobre o CEAS
O CEAS – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber foi fundado em 1999, denominado “Projeto CEAS”, quando a Petrobrás buscou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde, junto ao SENAI-CETIND, tendo por intuito o Programa de Criança – Programa Social e Educacional da Petrobras, que atendia estudantes da zona rural dos distritos de São Francisco do Conde/Bahia.
​Nesse sentido, o CEAS foi legalmente constituído através do prolongamento da Escola Frei Eliseu Eismann, que estava localizada na estrada que dá acesso ao município de Madre de Deus, funcionando em um prédio cedido pela Petrobras.
Novo CEAS - Foto: Adriano Miranda
Foto: Reprodução YOUTUBE - Drone da Bahia - Foto e Filmagem Aerea
Pôr do Sol no CaÃpe - Foto: Facebook
Foto: Reprodução YOUTUBE - Drone da Bahia - Foto e Filmagem Aerea
Foto: Reprodução YOUTUBE - Drone da Bahia - Foto e Filmagem Aerea
A Comunidade
​
O novo CEAS está localizado na Rua Alto da Bela Vista, s/nº, Caípe de Cima, estrada que liga Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus. Esses municípios se destacam em todo o Brasil pela exploração e refino de petróleo.
Atende atualmente 900 estudantes, do 6º ao 9º ano, matriculados no Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O quantitativo de estudantes matriculados faz do CEAS umas das maiores unidades escolares do município de São Francisco do Conde – BA.
Ao todo são 11 localidades franciscanas atendidas: Caípe de Cima, Caípe de Baixo, Muribeca, Socorro, Santo Estevão, Ilha do Paty, Ilha das Fontes, Engenho de Baixo, Ferrolho, Ilhote e Calmonte.