top of page
faixa.png

Setembro Surdo

Mês de valorização do Surdo e da Língua Brasileira de Sinais

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. A comunidade surda brasileira utiliza a expressão Setembro Surdo para difundir diversos eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos. São várias as datas voltadas às histórias de resistência da comunidade surda ao longo do mês de setembro. Desta forma, considerando o preconceito e invisibilidade das pessoas surdas na sociedade, se faz importante para toda Comunidade Escolar CEAS promover ações semanais que se harmonizem com o respeito e a valorização do Povo Surdo no mês de Setembro.

​

sur.png
22222.png
Por que Setembro?
​

A escolha do azul se deve porque durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas obrigavam as Pessoas Com Deficiência (PcD) a usarem uma faixa de cor azul fixada no braço, por considerá-las inferiores e os surdos também eram obrigados a usá-la, e depois eram mortos. Com o final da guerra e o passar dos anos, a cor passou a simbolizar ao mesmo tempo a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda.

​

Dias 6 e 11 de Setembro: Marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

Dia 10 de Setembro: Dia Mundial das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.

Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo professor Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor

​

Fonte: Portal Ensino Digital

Quem são os surdos?

Conforme o Decreto nº 5636/2005, considera-se Pessoa Surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

IMG-20210917-WA0048.jpg

CINELIBRAS

linguagem-de-sinais.png

Crisálida. Curta nacional | LIBRAS

Crisálida conta a história de Rubens, um adolescente surdo de 11 anos que sempre conviveu entre ouvintes. O garoto reconstrói a sua relação com o mundo quando começa a aprender a língua brasileira de sinais (Libras) e acessar sua verdadeira cultura. O curta mostra o universo de pré-adolescente repleto de dificuldades e que é modificado ao conhecer a cultura surda e a Libras O protagonista é interpretado por um ator surdo. “Crisálida significa o tempo que a lagarta fica em silêncio, envolvida no seu casulo até se transformar em borboleta. É uma metáfora, pois o surdo quando não sabe Libras vive no seu casulo silencioso e solitário. Só após aprender a língua de sinais é que ele rompe a sua Crisálida e começa a entender o mundo e a se comunicar”, explica Alessandra Rosa Pinho, roteirista e produtora executiva. É a primeira ficção bilíngue produzida no Brasil voltada para surdos e ouvintes e acessível para os dois públicos.

Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos.

 

É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

FONTE: SITE ADOROCINEMA

A FAMÍLIA BÉLIER

questao.png

CURIOSIDADES SETEMBRO SURDO

SETEMBRO AZUL? NÃO! | Libras • Léo Viturinno

GÍRIAS EM LIBRAS: Existem? Os SINAIS das MELHORES

musica.png

MÚSICA EM LIBRAS

calendario.png

SEGUNDA | 20/09/21

Olá Galera CEAS!

Então, é segunda! E finalzinho de tarde pede uma boa música!  Vamos iniciar nossa semana de forma leve. Ouça,  Sinta...

Aumente o som, chama todo mundo e se envolva no embalo das músicas escolhidas pelas professoras Taís e Luciana.

​

DESAFIO: tentem acompanhar a música fazendo a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.

​

Deixo a minha fé guiar

Sei que um dia eu chego lá 

Porque Deus me fez assim

Dona(o) de mim...

 

Acredite: Você pode chegar lá!

Dona de mim - IZA - LIBRAS

PUPILA - Anavitória & Vitor Kley - LIBRAS

calendario.png

SEXTA | 03/09/21

SEXTOU, GALERA! E...

Hoje vamos desejar o bem

Sem olhar a quem 

Peça tudo que você quiser

Acredite na sua fé

Paz, saúde, vigor, sucesso

Alegria, esperança, amor...

 

Vamos escutar uma boa música?

As professoras, Taís e Luciana, escolheram duas canções lindas, ambas com interpretação em Libras. Que legal, hein?

 

Vejam, ouçam, sintam, dancem, vibrem...

​

Desafio: tentem acompanhar a música fazendo a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.

A Paz - Roupa Nova - LIBRAS

Peça Felicidade - Melim - Tradução em LIBRAS

Setembro Amarelo e Surdo

O mês de Setembro também é marcado pela prevenção ao suicídio. Além do Azul que representa o Setembro Surdo, temos a cor amarela que simboliza as ações de prevenção ao suicídio.

​

"Não se vá"​ - Sarau em Libras
​

Em 2019, como parte das ações relacionadas ao mês de setembro, o CEAS, dentre outras atividades promoveu ações em alusão à valorização do Surdo e da Libras e de prevenção ao suicídio. No vídeo ao lado, a então aluna do 8º ano A, Yasmin Mota fez uma bela interpretação, em LIBRAS do Poema intitulado "Não se vá", de Pedro Henrique Pontes.

​

Surdez e diversidade

Setembro, mês importante para  comunidade Surda. Seja por suas perdas no passado ou conquistas comemoradas recentes e futuras! Parabéns a Todos!

Agenda Interativa

O Impacto do Silêncio

Essa série  mostra a realidade na qual alguns surdos vivenciam e  falam sobre as dificuldades que a falta de acessibilidade traz para o dia a dia. Vídeos  Produzidos por uma parceria do Hand Talk com o Portal Acesse.

bottom of page