top of page
CAPA.png
BRASIL.jpg
6107b3cc5b12b.jpeg
unnamed-2.jpg
logo-tokyo-2020-1536.png
quadro-de-medalhas-toquio-2020.jpg
pictogramas-olimpiada-toquio.jpg
JOGOS OLÍMPICOS
Os Jogos Olímpicos, ou Olimpíadas, são o maior evento esportivo mundial, reunindo atletas de mais de duzentos países. Existem os Jogos de Verão e os Jogos de Inverno. Elas acontecem em países diferentes, uma vez a cada quatro anos. Até o início da década de 1990, os Jogos de Verão e os Jogos de Inverno aconteciam no mesmo ano. Atualmente, ocorrem com uma diferença de dois anos. Em 2016, o Brasil sediou os Jogos de Verão. A cidade-sede foi o Rio de Janeiro.
anéis.jpg
Anéis Olímpicos na Baía de Tóquio, Japão - 2021
(crédito: CHARLY TRIBALLEAU / AFP
Os Jogos Olímpicos surgiram na antiga Grécia, em um lugar chamado Olímpia. Os antigos jogos gregos duraram até 393 d.C. Após um longo intervalo, o evento foi retomado no final do século XIX, passando a ser chamado de Olimpíadas Modernas. Olímpia, por ser berço dos jogos, sedia a Cerimônia de Acendimento da Tocha Olímpica que ocorre meses antes dos jogos. Em tempos normais, ocorre o revezamento da tocha, por vários países até chegar ao país da cidade-sede dos jogos. Devido à pandemia da Covid-19 o revezamento da tocha aconteceu de forma restrita, no Japão, sede dos Jogos Olímpicos de 2020.
olimpia.jpg
Ilustração da Antiga Cidade de Olímpia na Grécia, berço das Olimpíadas - Fonte: Viajento
cerimonia.jpg
Cerimônia de Acendimento da Tocha Olímpica dos Jogos de Tóquio, em março de 2021 - Foto: Shugo Takemi/Tóquio 2020
ORGANIZAÇÃO E BANDEIRA
O Comitê Olímpico Internacional (COI), fundado em 1894, é o organizador dos jogos modernos. O COI decide quais esportes devem ser incluídos nas Olimpíadas e escolhe as cidades que vão sediar os jogos. Além do COI, cada país tem seu próprio comitê olímpico nacional — o do Brasil é o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
BANDEIRA.jpg

Um atleta segura a bandeira olímpica junto aos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Em 2016, essa cidade brasileira sediou as Olimpíadas de Verão - ©Lazyllama/Dreamtime.com

Formação dos anéis Olímpicos nas Olimpíadas Rio 2016

A bandeira dos Jogos Olímpicos tem cinco anéis entrelaçados sobre um fundo branco. Os anéis representam as cinco partes do mundo unidas pelos jogos: América, Europa, Ásia, África e Oceania. Os anéis são azul, amarelo, preto, verde e vermelho. A escolha se deve às bandeiras nacionais: pelo menos uma dessas cores aparece na bandeira dos países participantes.
CERIMÔNIAS OLÍMPICAS
Os Jogos Olímpicos começam com uma cerimônia de abertura. A equipe de cada país entra no Estádio Olímpico vestindo o uniforme oficial. Um atleta carrega a bandeira nacional da equipe, caminhando à frente do grupo. A delegação da Grécia é sempre a primeira a entrar; a do país-sede é sempre a última. As outras nações entram em ordem alfabética.
Melhores Momentos - Cerimônia de Abertura Tokyo 2020
logo-tokyo-2020-1536.png
800px-2016_Summer_Olympics_logo.svg.png
Melhores Momentos - Cerimônia de Abertura Rio 2016

Durante a cerimônia de abertura, a bandeira olímpica é hasteada. Em seguida, uma pessoa importante do país-sede carrega a tocha olímpica para dentro do estádio e acende a pira olímpica. A tocha é acesa em Olímpia, na Grécia, cerca de cem dias antes do início dos jogos, sendo então carregada por uma série de corredores até o país-sede. A pira olímpica é mantida acesa até o fim das Olimpíadas.

Cerimônias de vitória acontecem ao longo dos jogos, ao fim de cada modalidade. Medalhas de ouro, de prata e de bronze são concedidas ao primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. As bandeiras dos países vencedores são hasteadas enquanto o hino nacional do medalhista de ouro é tocado.

A cerimônia de encerramento ocorre no final do evento e é menos formal que a cerimônia de abertura. A pira olímpica é apagada e a bandeira olímpica é arriada. Incluindo as cerimônias e as competições, os jogos duram dezesseis dias.

ESPORTES OLÍMPICOS

Os Jogos de Verão e os Jogos de Inverno incluem esportes diferentes, adequados às distintas estações. Há modalidades individuais e coletivas, para homens e para mulheres. Algumas competições acontecem em espaços fechados; outras, ao ar livre.

Os Jogos de Verão incluem mais esportes que os Jogos de Inverno. Entre as competições mais populares nos Jogos de Verão estão a ginástica, a natação e o atletismo. Outras bastante apreciadas são futebolbasqueteboxeciclismomergulhojudô, vela, vôlei, polo aquático e halterofilismo.

Todos os esportes dos Jogos de Inverno são disputados na neve ou no gelo. Patinação no gelo e esqui estão entre os favoritos do público. A patinação inclui tanto competições artísticas quanto corridas de velocidade. O hóquei no gelo é uma modalidade em equipe popular. O biatlo combina esqui e tiro esportivo. Os Jogos de Inverno também incluem corridas de alta velocidade em trenós, como o bobsled. O Brasil participou pela primeira vez dos Jogos de Inverno em 1992, em Albertville, na França. Dentre os esportes em que as equipes masculinas e femininas brasileiras já competiram estão esqui, biatlo, bobsled e snowboard.

A lista de esportes olímpicos pode mudar. Às vezes, esportes novos que se tornam populares passam a integrar os jogos. No final do século XX, por exemplo, mountain bike e vôlei de praia entraram para os Jogos de Verão. O snowboard foi incluído nos Jogos de Inverno. Além disso, atletas femininas agora competem em esportes que antes eram considerados apenas masculinos. Dois exemplos são o halterofilismo e a luta olímpica.

Atletismo.jpg
Pictogramas dos Esportes Olímpicos - TOKYO 2020
Prova de pista - LONDRES 2012 (Foto: portalbrasil10)
SÍMBOLOS OLÍMPICOS

ANÉIS OLÍMPICOS 

A principal representação dos Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.

Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo. Os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes. Quando foi criado, esse símbolo tinha o objetivo de se opor ao nacionalismo exagerado que levava à tensão entre países no início do século XX.

Você sabe o que os anéis olímpicos representam?

O uso dos Anéis Olímpicos como um dos símbolos principais dos jogos começou em 1913, após a Olimpíada de Estocolmo, em 1912, primeira edição a receber participantes de todos os continentes. A imagem dos aros entrelaçados vista pela primeira vez foi desenhada à mão pelo Barão de Coubertin e estava no topo de uma carta escrita por ele.

Como uma expressão simbólica, ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade-sede.

ACENDIMENTO DA PIRA OLÍMPICA DE TOKYO 2020

TOCHA

A tocha é o mais antigo símbolo das olimpíadas e faz a ligação entre os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, era usado pelos gregos em frente aos seus principais templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.

O acendimento da chama é feito com a luz solar por meio da skaphia, uma espécie de espelho côncavo que agrega os raios do sol em um só ponto, provocando combustão. Essa tradição para acender a tocha ainda é mantida e é realizada meses antes do início dos jogos, em frente ao Templo de Hera, por onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas.

Em 1928, os Jogos Olímpicos de Amsterdã foram a primeira edição do evento na Era Moderna a ter uma pira olímpica acesa em um dos estádios. Já o revezamento da tocha foi implantado pela primeira vez em Londres, no ano de 1948.

Além de remeter a um contexto histórico, a Chama Olímpica simboliza a paz, a união e a amizade. Durante o revezamento feito antes dos jogos em Olímpia, os mensageiros saíam com as tochas pelas cidades gregas anunciando a data das competições. Esses mensageiros anunciavam também uma “trégua sagrada”, que cessava as guerras em curso até o fim dos jogos.

Atualmente, cada sede das olimpíadas desenvolve um design próprio para a tocha, levando em conta suas características culturais. Depois de acesa, a tocha passa por algumas cidades da Grécia e segue para o país onde a competição será realizada, onde o objeto passa pelas mãos de diversos carregadores nas principais cidades. O trajeto termina no estádio onde será celebrada a abertura.

LEMA

Citius, Altius, Fortius é a expressão latina que define o espírito olímpico e significa: o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte. A essência da frase está na superação de limites, proposta aos atletas que competem nos jogos. A frase é atribuída ao Padre Henri Dion, que ensinava esportes nos arredores de Paris e era amigo do Barão de Coubertin.

Com esse lema, Coubertin desejava dar aos jogos a tarefa de exigir o melhor dos competidores, levando-os à excelência nas partidas. O lema foi instituído em 1894, por ocasião da criação do COI.

Você sabia ? Olimpíadas Lema 
Tóquio revela medalhas da Olimpíada de 2020 | AFP

MEDALHAS

Os primeiros campeões olímpicos recebiam como prêmio uma coroa feita com folhas de louro e oliveira. Os vencedores também recebiam alimentação gratuita por toda a vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói da sua cidade.

No ano de 392, após converter-se ao cristianismo, o Imperador Romano Teodósio I proibiu a realização dos jogos. Quando voltou a ser realizado no ano de 1896, os vencedores foram presenteados com uma medalha de ouro e um ramo de oliveira.

A partir de 1904 foi instituída a premiação para o segundo e terceiro colocados, que receberiam medalhas de prata e bronze, respectivamente. Essa modalidade de pontuação acabou espalhando-se por outras competições esportivas.

Atualmente, a cunhagem das medalhas é de responsabilidade do país anfitrião e precisa ter diâmetro mínimo de 6 cm por 3 mm de espessura e trazer na parte frontal a imagem da deusa Nike, símbolo da vitória nas olimpíadas. Contradizendo o nome da premiação, a medalha de ouro precisa ser feita com 92,5% de prata e 6 g de ouro.

MASCOTES

Outro representante dos jogos olímpicos é o mascote, que muda a cada edição. O primeiro mascote oficial foi apresentado na Olimpíada de Munique, em 1972. O Waldi, como era chamado, foi inspirado na figura de um cachorro da raça dachshund, muito comum na região.

Desde então, os países que receberam os jogos criaram mascotes com base em suas características regionais. Já teve urso, águia e até montanhas personificadas, mas o que mais inspirou a criação de mascotes olímpicos até hoje foi a mistura de elementos. Nos jogos de Pequim, em 2008, por exemplo, foram cinco mascotes representando desejos. Em Londres e Atlanta, os personagens criados não tinham forma de animais, eram desenvolvidos em computador e misturavam diversos formatos.

Na Olimpíada do Rio de Janeiro, o mascote recebeu o nome de Vinícius, em homenagem a Vinícius de Morais, e é uma mistura de vários animais da nossa fauna.

57c82udklu_1617af09ht_file.jpg
mascotes-olimpiadas-toquio-2020-Miraitowa.jpg.webp
Mascotes Olímpicos - Rio 2016 e Tokyo 2020
Mascote Olímpico - Tokyo 2020
Créditos das Informações: 
Britannica Escola; Brasil Escola
bottom of page